sábado, 29 de janeiro de 2011

GUARDIÕES DA ORDEM DE SANGLA





                                                          O MESTRADO



A palavra tibetana para Sangla. A primeira sílaba refere-se ao que é virtuoso ou positivo; a segunda refere-se a "aspirar a" ou "esforçar-se por". Então, os membros de Sangla são amantes da virtude que empreendem e mantêm ações positivas, que tentam transformar seus hábitos ruins, purificar sua negatividade e aumentar seus atos virtuosos — mentalmente, verbalmente e fisicamente — a fim de beneficiar os outros.

Nós de Sangla não somos perfeitos; se fôssemos, não haveria necessidade de seguirmos um caminho espiritual. Como todos nós precisamos de ajuda, andamos na mesma direção. A base para a Sangla é que cada um de nós faça a decisão de seguir o caminho do Buddhadharma e de se engajar no caminho unidirecionadamente, até que alcancemos a meta compartilhada da iluminação. Ao escalarmos uma montanha, podemos ir através de diferentes caminhos até o topo. Se começarmos em um caminho e decidirmos que ele não é tão grande, e então começarmos outro de novo e decidirmos que um caminho diferente seria melhor, não faremos qualquer progresso. Para alcançar o topo, precisamos encontrar o caminho que seja melhor para cada um de nós, mas a coisa mais importante é que prossigamos passo a passo e que não fiquemos mudando de caminho.

Reconhecendo que o samsara é tão ilusório quanto um sonho, e que aqueles que não realizaram que estão sonhando sofrem por causa de sua crença na solidez de sua experiência, fazemos surgir a grande compaixão e a aspiração de ajudar os outros a despertar. Mas para fazer isto, primeiro temos de despertar a nós mesmos — temos de alcançar o topo da montanha — e então empreendemos a prática espiritual.

Sangla corporifica duas qualidades que são verdadeiramente confiáveis. A primeira, o reconhecimento direto da natureza absoluta da mente, faz surgir a segunda, a liberação da delusão, da confusão e dos três venenos da mente — as causas-raiz do sofrimento. Aqueles que possuem estas qualidades, e que compreendem e mantêm os votos de refúgio, percebem e participam na vida de um modo que não é de qualquer modo ordinário. Como verdadeiros membros da Sangla, eles são dedicados a se refrear do dano e a ajudar os outros de qualquer modo que puderem. Podemos contar com eles como exemplos, assim como por liderança e orientação.

Há horas em que ficamos perturbados ou irritados. Às vezes, nosso corpo está cheio de coisas. Às vezes, nossas energias sutis estão fora de equilíbrio e nossa mente está agitada. Às vezes, apenas acordamos do lado errado da cama. Precisamos reconhecer que este turbilhão emocional não é permanente, que isso passará, como as nuvens no céu — e então pacientemente deixe isso ir. Não devemos adicionar combustível ao fogo. Se uma pessoa irritante disser algo aborrecedor, devemos permanecer pacientes e manter o respeito. Não devemos prolongar ou nem mesmo tentar corrigir a situação, e ao invés disso devemos esperar a pessoa se acalmar e então tentar conversar sobre essas coisas. Sempre precisamos focalizar sobre como podemos ajudar os outros, não sobre como podemos beneficiar a nós mesmos.

Mestra Shelah