quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Nasa prevê mega tempestade solar para 2012





Os cientistas previram que uma tempestade solar pode ocorrer em 2012 e, segundo o seu impacto pode incluir cortes de energia e mau funcionamento celular.







Clara Y Yatini, do Conselho Nacional de Aeronáutica e Espaço Solar (Lapan), disse que a atividade na superfície do sol pode aumentar em 2012, provocando tempestades magnéticas que atirariam partículas de energia para a Terra.






“A energia liberada a partir de um “flare” (labareda, em tradução literal) é igual a 100 milhões de bombas de hidrogênio”, disse Clara.






Ela explicou que provavelmente chamas afetarão satélites, torres de telecomunicações, redes elétricas e sistema de posicionamento global (GPS).






“Você não deve confiar no seu aparelho de GPS durante a tempestade”, disse Clara.






As explosões solares podem interromper a transferência de dados através de dispositivos eletrônicos, disse ela, acrescentando que isso também poderia causar apagões tão grandes como as que ocorreram na Suécia, Dinamarca e Itália, em 2003.






“O blackout pode ter impacto global. Isso pode afetar empresas como as do setor financeiro, por exemplo.”










Satélites vão sofrer mais, disse ela. “Flares podem reduzir a idade de um satélite em 50 por cento se não forem suficientemente fortes.”


Os astronautas e a segurança das naves também podem ser ameaçados por poderosas tempestades geomagnéticas, a cientista acrescentou.






As tempestades magnéticas, acontecem em um ciclo de 11 anos na atividade solar, e duram por aproximadamente 1 ou 2 horas, mas seu impacto pode durar cerca de um ou dois dias.






No entanto, os investigadores não podem dizer o dia exato da tempestade infernal irá ocorrer.






“O último lançamento da NASA disse que só pode prever a tempestade, uma semana antes”, disse Clara.






Elly Kuntjahyowati, da Secretaria de Comunicação da Lapan, disse que sua agência tem intenso monitoramento a atividade do sol para detectar quaisquer explosões ou tempestades.






“Vamos informar as empresas sobre possíveis explosões, como companhias de eletricidade, que podem ser afetadas pela atividade solar”, disse ela.






A Lapan está atualmente construindo um sistema de aviso que informa as instituições, como o exército e a companhia de eletricidade sobre possíveis tempestades solares potencialmente prejudiciais.






Os cientistas dizem que a superfície do sol está constantemente instável devido à sua desigual rotações magnéticas.






Em março de 1989, uma queda de energia devido a tempestades do sol ocorreram em Quebec, Canadá.






Em abril de 2001, as tempestades solares prejudicaram vários militares e satélites de comunicação.






E em 2012, o estrago pode tomar proporções globais, causando uma regressão de até 100 anos na humanidade, segundo a própria Nasa.