segunda-feira, 29 de agosto de 2011


O DESENVOLVIMENTO DO HOMEM





Antes de iniciarmos estas lições sobre as glândulas de secreção interna, será bom revermos rapidamente a origem e a constituição do homem.






Nunca houve nem há nada no Universo além de espírito puro. Porém, existem duas formas ou pólos do Espírito: um positivo, ativo, dirigente e o outro negativo, passivo, receptor, assimilador. Essa substância-espírito, com seus dois pólos positivo e negativo trabalhando em conjunto, é tudo e produziu tudo que há, desde a terra até Deus. Toda a criação está em modificação constante e tem por meta a perfeição. O pólo positivo do Espírito manifesta-se como energia, o negativo age como condutor daquela e os dois produzem a vida e a forma. A forma é produto do Espírito e traduz a sua ais baixa vibração. Ambos, forma e espírito, evoluem lado a lado.






Deus, o criador do nosso Sistema Solar, tem em Si três grandes poderes dinâmicos que, por falta de melhor nome, designamos como: Vontade, AmorSabedoria e Atividade. Quando pôs em ação essas f orças e as ordenou, Deus criou nosso Sistema Solar e tudo que nele contém.






O fim último a ser atingido pela Suas criaturas é a reintegração na Divindade. Cada indivíduo trazido à existência por este poderoso Ser, tem, em s~ potencialmente, todos os poderes do seu Criador, inclusive a Epigênese, o poder do Espírito para fazer algo inteiramente novo. O trabalho de cada um consiste em expandir essas potencialidades em forças dinâmicas como as do nosso Grande Progenitor. No homem falamos dessas potencialidades como Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano, o que não significa que o indivíduo tenha três espíritos, mas que o homem como puro espírito tem em si três grandes poderes-espírito.






Esses poderes latentes podem ser desenvolvidos por duas maneiras: por meio dos seus próprios esforços e pelo auxílio dos outros, principalmente daqueles Grandes Seres que estão além do homem no caminho da evolução.






Tal como é necessário alimento para manter e desenvolver o corpo físico, também é preciso alimentar os corpos vital e de desejos. o corpo vital toma seu alimento diretamente do Sol: pelo Baço etérico de cada indivíduo é normalmente atraída tanta força vital do Sol quanta seja necessária. No mundo de Desejos há uma essência correspondente ao fluido vital que sustém o corpo vital; desse elixir de vida o corpo de desejos satura-se enquanto o corpo denso dorme.









O TRABALHO INDIVIDUAL DO ESPÍRITO






Não foi possível o Espírito desenvolver seus poderes enquanto não construiu seus três veículos inferiores, os Corpos denso, vital e de desejos. É deles que o Espírito obtém o alimento com o qual nutrirá e desenvolverá seus poderes potenciais.






Este alimento-essência é chamado alma. Do corpo denso, o Espírito extrai, automaticamente, a <> mediante a ação reta em relação aos impactos externos, pelas experiências e observações. Este pânulo ou alimento desenvolve as potencialidades latentes do Espírito Divino em poderes dinâmicos que se manifestam como vontade, inteligência, conhecimento, a força positiva do seu ser, o princípio paterno, o poder fazer.






Pela discriminação em relação ao importante, o essencial, e as coisas reais da vida e o que não é importante, não é essencial nem real, o Espírito extrai automaticamente o alimento essência do corpo vital, a Alma Intelectual, com a qual alimentará e desenvolverá, em poderes dinâmicos, as potencialidades do Espírito de Vida que são imaginação, intuição, poder receptor, poder de assimilar, o poder maternal e a natureza do amor.






Pelo domínio dos instintos animais, por meio da devoção guiada por sentimentos elevados e sublimes e pelas emoções geradas pela reta ação e experiências purificadoras o Espírito extrai automaticamente a Alma Emocional - o alimento essência do corpo de desejos para em seguida nutrir e desenvolver as potencialidades do Espírito Humano, que são poder criador (físico e mental), fecundação, expansão, germinação e crescimento, desenvolvendo-se em forças dinâmicas sob o domínio da vontade.






Multa ajuda vem sendo dada ao indivíduo pelos Grandes Seres através das glândulas endócrinas a respeito das quais vamos estudar. Uma glândula é formada por uma massa celular; esta é composta por uma substância densa, incolor, gelatinosa, chamada protoplasma. Cada glândula pode ser comparada a um laboratório no qual as células são os operários, e o produto do laboratório é a secreção.






As glândulas endócrinas não têm aberturas, tubos, nem condutos para excretar suas secreções. Descarregam-nas diretamente no sangue e nos vasos linfáticos que as permeiam. As glândulas de secreção interna são chamadas glândulas endócrinas ou glândulas produtoras de hormônio. Endócrina é, com efeito, a palavra mais conveniente, por referir-se tanto à secreção como para a glândula, mas a palavra hormônio refere-se especificamente à secreção interna e não à glândula. O hormônio é uma substância formada em um órgão do corpo que é levada por intermédio do sangue a outro órgão onde produz um efeito estimulante. A palavra deriva-se do verbo grego, cujo significado é estirnular ou pôr em movimento. Sem suprimento do fósforo endócrino, fornecido pela glândula Tiróide, nenhum cérebro funcionaria. A pulsação do coração cessaria no momento em que deixasse de ser suprido com a secreção das Supra-Renais. Tem havido casos de pessoas com corações considerados <> e que, depois de estimulados por hormônios das supra-renais, pulsaram novamente com ritmo regular.






O estudo científico das glândulas de secreção interna foi iniciado há menos de cinqüenta anos, e a maior parte dos conhecimentos que delas temos foi adquirido durante os últimos vinte anos. Todavia, o que os cientistas ainda não descobriram é que as glândulas de secreção interna, em principio, não pertencem ao corpo físico. São expressões do corpo vital, diferenciadas e cristalizadas até a densidade apropriada para desempenharem certa espécie de trabalho. As glândulas e o sangue são manifestações especiais do corpo vital. Embora cada uma das glândulas tenha um trabalho específico a realizar, todas elas trabalham em perfeita harmonia quando normais e em boa saúde. As glândulas de secreção interna são de interesse particular para os estudantes do ocultismo, porque podem ser chamadas em certo sentido, <> na cruz do corpo e por estarem intimamente relacionadas com o desenvolvimento oculto da humanidade.






As principais glândulas de secreção interna são: a Pineal, a Pituitária, a Tiróide, a Timo, o Baço e as duas Supra-renais. As Supra-renais, o Baço e a Timo pertencem à personalidade ao passo que a Pituitária e a Pineal se relacionam com o lado espiritual da natureza humana. A Tiróide constitui o elo entre os dois grupos de glândulas.







AS SUPRA-RENAIS






Iniciaremos o estudo das glândulas com as supra-renais. São duas glândulas com o formato aproximado de barrete frígio cobrindo a parte superior dos rins. Identificam-se facilmente pela sua gordura amarelada. Por séculos essas importantes glândulas não foram reconhecidas como partes ou órgãos separados dos rins. Na infância e na juventude são relativamente maiores, mais proeminentes que no adulto. Em qualquer idade, a quantidade de sangue que passa pelas supra-renais é muito grande comparada com o seu tamanho. O grande valor dessas glândulas não pode ser subestimado, a sua importância na economia do corpo será melhor compreendida quando verificamos que a morte ocorre imediatamente após a possível ablação.






Cada supra-renal é dupla, composta de um córtex ou camada exterior e uma medula ou camada interna. o córtex é constituído do mesmo tecido existente nos órgãos masculinos e femininos de reprodução. O mesoderma que forma a camada média da célula embrionária é o folheto ancestral comum, o que demonstra quão intimamente estão relacionadas as supra-renais e os órgãos de reprodução.






A medula ou porção interior dessas glândulas é desenvolvida a partir do ectoderma, camada ou folheto exterior da célula que forma o embrião. Esse é o mesmo tecido que forma o sistema nervoso simpático. o tamanho das supra-renais é variável, porém de um modo geral em relação a sua dimensão é de mais ou menos 7 centímetros e meio de comprimento, 3,75 em de largura com um peso de sete gramas. Em relação aos seres humanos o seu córtex (camada exterior) é maior do que a dos animais.






O córtex da supra-renais contém bastante substâncias geradoras de fósforo da mesma espécie existente no sistema nervoso cérebro-espinal, mais do que em qualquer outra glândula ou tecido não nervoso do corpo. Durante a vida intra-uterina as supra-renais são maiores e distintas. Na primeira metade do segundo mês são duas vezes maiores do que os rins. Esse tamanho relativamente grande (que se verifica apenas no feto humano e não nos animais) é devido a expansão do córtex. Se essa predominância do córtex sobre a porção medular não ocorresse no feto humano, isto é, se a proporção permanecesse como nos animais, o cérebro não se desenvolveria convenientemente e seria gerado um monstro sem nenhuma capacidade de entendimento.






A secreção do córtex é chamada cortina ou corticoesterona.1 Esta secreção estimula um crescimento sadio do cérebro e das células sexuais, desenvolve grande concentração mental e vigor físico, gerando uma vigorosa constituição muscular e nervosa. Atua sobre a pigmentação da pele diminuindo sua sensibilidade à luz. Em certas doenças do córtex das supra-renais a pele torna-se escura, pigmentada ou bronzeada, o que caracteriza a conhecida enfermidade de Addison. A cortina neutraliza os ácidos formados no corpo durante a digestão. Se tais ácidos não fossem neutralizados a vida dos tecidos terminaria rapidamente.






A remoção do córtex de supra-renal influi profundamente na química do sangue , notadamente no conteúdo dos cloretos do ácido fosfórico solúvel e íons ácidos (um íon compõe-se de um ou mais átomos e transporta uma carga unitária de eletricidade ou força vital).






O córtex supra-renal tem íntima relação com a massa cinzenta do cérebro, com o sexo e a química do sangue. Um córtex defeituoso significa um cérebro e um sistema nervoso deficientemente desenvolvidos. Tão íntima é a relação entre o cérebro e o córtex que nunca se desenvolve um cérebro humano normal sem um córtex supra-renal normal. Note-se que o córtex está também correlacionado ao sistema nervoso voluntário.






A medula ou parte interna das glândulas supra-renais, contém numerosas células idênticas às do sistema nervoso involuntário ou simpático.






A secreção da medula é uma substância nitrogenada chamada Adrenalina, que é um poderoso estimulante do coração com efeitos restauradores sobre o corpo. A porção da Adrenalina contida na medula, no sangue saldo das supra-renais e na circulação em geral é mínima, na proporção de uma para vinte milhões, ao passo que a porção armazenada nas glândulas em reserva, é cerca de cem mil vezes maior. As emoções, profundas causam abaixamento da adrenalina nas glândulas e aumento no sangue. O desgosto, a irritação, especialmente o medo e a cólera, ocasionam uma descarga das glândulas na circulação. O aumento de Adrenalina no sangue determina um enorme aumento de vigor e tensão do sistema nervoso. As células nervosas tornam-se mais sensíveis ao estímulo, o fígado envia mais açúcar ao sangue, e maior número de glóbulos vermelhos no sangue entram na circulação vindo do fígado e do baço. Provoca também uma redistribuição de toda massa sangüínea; grande quantidade de sangue é retirado das vísceras e mandada ao cérebro e aos músculos ligados ao esqueleto. O coração pulsa mais forte, os olhos podem ver melhor, a audição se apura, a respiração fica mais rápida, a temperatura sobe e a pele fica úmida e gordurosa. Em caso de medo os pelos se eriçam e os cabelos ficam em pé.






Esta Adrenalina extra no sangue produz uma ação reforçadora das propriedades nutritivas do sangue, do tônus dos músculos e da atividade do cérebro e do sistema nervoso simpático.






Enquanto as supra-renais estimulam os músculos externos, produz-se efeito oposto nos órgãos digestivos: a digestão paralisa-se, porque toda atenção do Ego fica inteiramente concentrada em outra linha de ação. Aliás, é suspensa a atividade de tudo que não tenha relação com aquilo em que, nesses momentos, o Ego se focaliza.






Em certas pessoas de meia idade uma elevada pressão sangüínea acompanhada de grande capacidade para o trabalho são conseqüências de um superdesenvolvimento do córtex da supra-renal. As glândulas supra-renais, também chamadas as <> são masculinas nas suas manifestações. Na mulher em que se desenvolveu excessivamente o córtex da supra-renal há certo grau de masculinidade que, em maior ou menor grau, neutraliza a influência especificamente feminina da secreção interna dos ovários. Tais mulheres tem vigor e energia acima do normal e dominam posições de responsabilidade na sociedade, não apenas entre as mulheres, mas também entre os homens. Têm probabilidade de se tornarem políticos profissionais, advogados, banqueiros, capitães de indústria e diretores de negócios.






Em presença de uma crise, as supra-renais funcionam como glândulas de combate. Quanto mais combativo for o indivíduo ou o animal, tanto maior atividade supra-renal terá. As supra-renais são glândulas da energia, das emergências, da disposição.






A Adrenalina, a secreção da medula, é substância muito usada para a mobilização imediata da energia do corpo. Tem ação reforçadora sobre toda a organização física: aumenta o vigor, o estado de alerta, as atividades físicas e mentais, dá força no combate e rapidez no ataque.






A ação da Adrenalina é tão poderosa que em solução de 1 por 1 milhão, produz reação fisiológica. Seu efeito nos pequenos vasos sangüíneos é tão intenso que uma solução fraca, aplicada localmente, faz parar rapidamente uma hemorragia. É usada freqüentemente em pequena cirurgia para prevenir excessiva perda de sangue, devendo as injeções ser repetidas por ser passageiro o seu efeito. Sendo a atividade da Adrenalina regulada pelo sistema nervoso simpático ou involuntário, a estimulação daqueles nervos ao longo da coluna vertebral aumenta a sua secreção. A repetida excitação, emoção, cólera, etc. podem exaurir a reserva de Adrenalina. Se, ante uma secreção insuficiente, não houver para as glândulas se recuperarem um intervalo de tempo entre as solicitações de secreção, resultará deficiência temporária ou crônica das glândulas. Em pessoa assim afetada, aparece a fadiga, sensibilidade ao frio, mãos e pés frios (alguns pontilhados de vermelho-azulado) perda de apetite, de gosto pela vida e instabilidade caracterizada por indecisão, tendência a inquietação e para chorar à menor provocação.






A deficiência nervosa pode, algumas vezes, ser atribuída à falta de resposta das supra-renais às necessidades da vida diária. Em certos casos, perde-se totalmente a elasticidade mental e física, e o menor esforço em qualquer direção causa tanto cansaço que se torna inútil. Algumas vezes em tais sofredores, obcecados pela idéia de que perderam completamente seus nervos, os acontecimentos mais triviais causam-lhes enorme temor. Este estado vacilante da mente é tão penoso que às vezes traz pensamentos de suicídio.






Em determinadas perturbações das glândulas supra-renais, especialmente quando existem tumores que abastecem o sangue com doses maciças de secreção, aparecem fenômenos sexuais peculiares bem como anomalias e irregularidades no desenvolvimento geral. Se a doença está presente no feto, manifestando-se antes do nascimento, pode desenvolver-se a condição de pseudo-hermafroditismo (a pessoa, aparentemente, não realmente é hermafrodita. ]Isto se observa nos animais que têm glândulas de um sexo enquanto os caracteres genitais opostos, no todo ou em parte, estão presentes). O indivíduo pseudo-hermafrodita, se mulher, apresenta em maior ou menor extensão, caracteres físicos e hábitos de outro sexo, o que faz ser tomado por um homem, embora, na realidade, seus órgãos geradores sejam os ovários, muitas vezes são só descobertos quando examinados durante uma operação ou autópsia.






Se o processo mórbido do córtex da supra-renal surge depois do nascimento, a simetria e harmonia dos órgãos sexuais primários e das características sexuais secundárias não são afetadas. Dá-se, porém, uma curiosa aceleração da maturidade do corpo e da mente provocando uma puberdade precoce e outros espantosos efeitos. Uma menina de dois, três ou quatro anos de idade, dentro de poucos meses após o aparecimento da doença, começa a manifestar crescimento e aparência de uma moça de 14 ou 15 anos. Desenvolvem-se o físico, as qualidades mentais e os atributos de uma adolescente - uma criança enfeitiçada em púbere, por assim dizer.






Um garoto de 6 ou sete anos pode tornar-se rapidamente um homenzinho no decorrer de poucas semanas ou meses. Robusto, embora pequeno e atarracado, com bigode, com força muscular e capacidade sexual de um homem, com pensamentos de adulto. Um caso desses sucedeu com o menino Clarence Kehr de Toledo, Ohio. As Glândulas tiróide e supra-renais entraram em atividade da noite para o dia e transformaram-no de um menino comum em um jovem Sansão. Clarence nasceu em setembro de 1924 e até os 3 anos de idade foi aparentemente normal. Então, de um dia para outro, sua voz mudou de agudo infantil para barítono roufenho e seu corpinho começou a tomar aparência madura. Em breve tempo, começou a considerar como crianças seu irmão de 7 anos e sua irmã de 8, e procurava na vizinhança a companhia de rapazes de 14 e 15 anos. Clarence tinha enorme prazer por ter assim crescido, ter de se barbear, ser anormalmente forte a ponto de levantar 200 libras (90 quilos) de peso.







Post : Por Mestra Shelah